Sem categoria

O fim de uma era

Boa tarde, meus amigos.

É com grande prazer que venho anunciar minha despedida do mundo da fansubagem. Chega uma hora que a vida cobra, o interesse por animes morre e a vida real continua.
Tudo começou lá no longínquo ano de 2013, quando me deparei com um tal de Kiss x Sis Project, que traduzia o mangá na época. Eu me candidatei para lá, porém meu amigo RaishinNyck, dono do projeto, disse que não estava precisando de gente para Kiss x Sis, mas me convidou para entrar num tal de Infinite Fansub. Aceitei o convite com uma internet de 1Mb e um sonho. Eu não sabia nada de legendagem de animes, meu inglês também não era dos melhores e meu português era padrão escola pública BR, tanto que o meu primeiro projeto lá, Elfen Lied, ficou uma porcaria e depois de uns anos eu acabei retrabalhando ele inteiro. Como eu tinha muita disposição para traduzir coisas, eu traduzi um monte de animes que ficaram travados no meu parça Raishin, até que ele ficou de saco cheio de eu perguntar sobre os desenhos e me promoveu pra adm pra eu me virar com os projetos. Eu ainda estava pegando o jeito da coisa, então meus primeiros projetos como adm ficaram duvidosos e posteriormente foram refeitos. Minha carreira foi andando assim, conheci muita gente bacana, muita gente babaca, legendei com muitas pessoas, tive a chance de aprimorar meu inglês e meu português, arrumei tretas por aí, fiz parceria com fansubs bons e duvidosos, e por aí vai.

Entre 2018 e 2019, conheci meus webamigos mais memoráveis no servidor do discord da IF, que deram origem ao que hoje chamamos de Panela, originalmente Panela do Emmid. Um grande salve aos amigos Vina, Talo, Zé, Loky, Seek, Caio, Emmid, Jow, Rike, Skap, Skasum, Kallews, EduvalDxD, Luaniic, Sakuta, Nico-kun, Ponso, Ryoma, TEST-KUN e Weru. A maioria deles também eram fansubeiros e já largaram isso, restando hoje apenas o EduvalDxD fanzendo trabalhos para fansubs de cunho duvidoso. Também não posso deixar de mandar um salve para outras pessoas que não fizeram parte da Panela, mas de alguma forma marcaram minha carreira na fansubagem: Gio-Hakase, Leili, RaishinNyckerson, Myth (aka Milton), Snyte (aka Yuki), Tenebris, Um, BigGear, Gabe, Fula (o responsável pela criação da Panela), Julek, ThiagoBorges (o maior funkeiro do mundo). Foram tantas pessoas que vou parar por aqui porque simplesmente não consigo lembrar.

Em 2020, antes da pandemia estourar, eu já estava cansado da IF e sempre discordava nos pontos que o Nyck julgava como principais numa legenda e eu não, jeito de administrar e tudo mais. Acabamos tretando de leve e eu saí, ali era para ser minha parada definitiva da fansubagem, mas depois de um tempo resolvi fundar o Cachorro Loko, que era uma ideia bem antiga já, mas que tinha ficado enterrada até aquele momento. Logo no começo do Cachorro Loko, meu blog no wordpress foi de arrasta, então migrei para o blogspot, com um site feio que doía a vista. Depois de um tempo, fui acolhido pelo meu amigo Detona no Fansubs.
Neste período de Cachorro Loko, foram três obras que eu mais gostei de legendar: Nana, Paradise Kiss e Azumanga Daioh. Nana foi mais tranquilo de fazer, apesar da quantidade maior de episódios, porque era um dos meus animes favoritos e até hoje, para mim, é o que tem a melhor trilha sonora. Paradise Kiss eu gostava também por conta de ser da mesma autora de Nana e trazer alguns temas um tanto polêmicos para a época. Por fim, Azumanga Daioh foi um dos animes mais difíceis de legendar, principalmente pela legenda gringa ser bem antiga, mas depois de tanto enrolar, consegui finalizá-lo com grande prazer. Hoozuki foi de arrasta devido à falta de legendas em inglês e de interesse por minha parte.

Com a finalização de Azumanga, eu declaro encerrada minha carreira no mundo da fansubagem. Claro, não posso deixar de agradecer a todos que acompanharam meu trabalho ao longo desses 10 anos. Como forma de “agradecimento”, estou deixando um link com todas as legendas com que tive contato durante esse tempo disponível para download, tem coisa que nunca foi lançada, tem coisa que ficaram só nos planos, mas está tudo aí, e sintam-se livres para utilizar da forma que acharem melhor, sem a necessidade de creditar ninguém, e não organizei nada, do jeito que estava aqui na pasta eu fiz o upload. Também deixarei alguns memes que marcaram eu e meus amigos paneleiros para vocês darem risada também ou se sentirem indignados.

Um grande abraço a todos. Fiquem com Deus, ou seja lá em qual entidade vocês acreditem.

7 Comentários

  • Alrik

    Putz, uma pena o fansub ter encerrado suas atividades.
    Conheci a pouco tempo, mas sempre vou agradecer por ter finalizado Azumanga Daioh.
    Que tudo dê certo na sua vida pessoal daqui pra frente.

  • Licht-senpai

    Triste por mais uma fansub ir de vala, mas contente por tudo o que você já fez! Não cheguei a acompanhar tudo q você fez, mas do q eu vi, só posso dizer que era e é um trabalho de altissíma qualidade. Compreendo as suas motivações de encerrar, quando um hobby da gente deixa de ser algo q divertia a gente, e começa a ser algo q você faz por obrigação, é o momento em que você para, pensa e conclue, “Ok, hora de parar!”. No mais, só tenho a agradecer pelos projetos, e por esses 2 últimos presentes, Azumanga Daioh e esse pack de legendas abençoado KKKKKK Enfim, espero que você fique bem, e q tua vida seja repleta de coisas boas!

  • Leonardo Fravoline

    Cara deve ser uma merda vc fazer um serviço de graça e nego no discord ainda te cobrando pra “trabalhar”. Obrigado por ter legendado Azumanga, eu já tinha assistido mas eram episódios na época do .rmvb ainda kkkkk Tudo bem mlk, que sua vida decole daqui pra frente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *